Pratique Remo
Esporte é Saúde
Bem Vindo
Remo - Esporte Espetacular
Surgimento da Modalidade Esportiva
Histórico da Escola
Benefícios da Prática de Remo
Tipos de Barcos
Terminologias liagadas ao remo
Técnica de Remo
Músculos usados na remada
Fotos
Local, dia e horário de treinamento
Contato com a escola
Músculos usados na remada


A remada básica é uma ação muscular coordenada que requer aplicação de força repetitiva de maneiras fortes e suaves. Cada grupo grande de músculo irá contribuir para essa ação. Os requerimentos dos músculos foram analisados pelo Dr. Thomas Mazzone.

A remada foi dividida na seguinte seqüência:
1. A pegada
2. A puxada
• Ênfase nas pernas
• Ênfase no movimento do corpo
• Ênfase no tronco e no braço
3. A finalização da remada
4. A recuperação

A PEGADA
________________________________________
Os músculos das costas (eretor da espinha) estão relaxados para permitir a flexão do tronco, que é fornecida pelos abdominais. O psoas maior e menor e os ilíacos flexionam a pélvis e os quadris. O músculo serrátil anterior gira a coxa, que permite que o corpo flexione entre as coxas para obter o máximo alcance. Os ísquiotibiais e o gastrocnêmio estão contraídos enquanto os joelhos estão flexionados. Os quadríceps são alongados, enquanto o fêmur contribui para a flexão do quadril. Os tornozelos são flexionados pelo tibial anterior.
Os cotovelos são estendidos pelo tríceps braquial. A pegada da alça é realizada pelos músculos flexores dos dedos e do polegar.


A PUXADA
________________________________________
- Ênfase nas pernas:
A primeira parcela da puxada demanda potência máxima das pernas. O quadríceps estende o joelho, e os pés em flexão plantar pelos músculos sóleus e gastrocnêmio. Uma série de músculos estabilizadores os ajuda ao apoiar o inferior das costas.
Todos os músculos do ombro estão contraídos. Estes incluem o supra e infra-espinhais, subescapular, redondo menor e maior, e os bíceps braquiais. A escápula é estabilizada pelos músculos serrátil anterior e trapézio.



- Ênfase no movimento do corpo
Tal como os joelhos estão terminando a sua extensão, o quadril também está estendendo pela contração da musculatura glútea e posteriores de coxa. A extensão das costas está ocorrendo pela contração do músculo eretor da espinha.
Na parte superior do corpo, a flexão do cotovelo está ocorrendo através dos músculos dos bíceps braquiais e braquiorradial.


- Ênfase no tronco e nos braços:
Os joelhos estão maximamente estendidos e os tornozelos estão em flexão plantar. Além disso, a extensão do quadril e das costas está sendo completada. A musculatura da parte superior do corpo contrai com alto nível de força para finalizar a puxada. Os flexores do cotovelo são dominantes. Os músculos flexores e extensores ulnar do carpo do antebraço contraem para estabilizar os pulsos. O ombro é estendido.O braço é rodado internamente pelo latíssimo do dorso e o peitoral maior. O músculo redondo menor, o deltóide posterior e os bíceps estão agindo na junta do ombro. A escápula é girada para baixo pelo peitoral menor e, em seguida, puxada para trás pelo trapézio e o rombóide.



A FINALIZAÇÃO DA REMADA
________________________________________
Os joelhos e tornozelos permanecem constantes enquanto os quadris completam a extensão. Os extensores das costas estão continuamente contraídos, e a parte superior dos braços é rodada internamente pelo grande dorsal que está contraindo. O tríceps está estendendo os cotovelos ligeiramente.



FASE DE RECUPERAÇÃO
________________________________________
Os braços são empurrados para frente e para longe do corpo pelos cotovelos tríceps até atingir a plena extensão. Os deltóides anteriores contraem juntamente com os coracobraquiais e os bíceps, e da parte superior do braço levanta ligeiramente à medida que passa ao longo dos joelhos extendidos. Os músculos abdominais flexionam o tronco e depois das mãos terem passados pelos joelhos extendidos, começa o deslize para frente passando pelo dorsiflexão do tornozelo e flexão do quadril e do joelho.


Fonte: site da comcept 2 Brasil